Empresas brasileiras faturam mais de US$ 271 milhões em Feira de Importação da China

Compartilhe:

Liderada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a participação do Brasil na maior feira multissetorial de importação na China gerou resultados recordes

Brasília – A participação de 23 empresas brasileiras na 6ª China International Import Expo (CIIE), a maior feira multissetorial do gigante asiático, movimentou impressionantes US$ 271,3 milhões em negócios. O valor recorde é mais que o dobro do que havia sido estimado antes do evento, que aconteceu entre os dias 5 e 10 de novembro, em Xangai. Mais uma vez, a delegação do Brasil foi liderada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e contou com a parceria do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), que participou também da inauguração do pavilhão do Brasil.

“Além de fortalecer a imagem do país na China, um dos nossos parceiros comerciais mais relevantes, a participação brasileira na CIIE buscou consolidar o Brasil como um dos principais exportadores mundiais de alimentos e bebidas”, destacou Rodrigo Gedeon, General Manager da ApexBrasil na Ásia e Pacífico.

O representante da Agência realçou, também, a alta receptividade do pavilhão: “O fluxo de visitantes na CIIE 2023 foi excepcional. Nosso pavilhão esteve lotado todos os dias, o que reforça nosso objetivo maior: criar mais oportunidades para as empresas brasileiras e para consumidores chineses”. Ao todo, quase três mil reuniões e contatos foram realizados entre empresários brasileiros e potenciais compradores ao longo do evento.

As 23 produtoras e tradings brasileiras integraram estandes individuais no Pavilhão de Alimentos e Produtos Agrícolas da CIIE, expondo produtos como carnes, mel e própolis, vinhos e espumantes, cafés, sucos e açaí. Para conquistar visitantes, o Pavilhão do Brasil promoveu também o Brazilian Coffee Experience e o Brazilian Drinks Experience, degustações diárias de cafés brasileiros e de coquetéis elaborados com ingredientes nacionais. Outro destaque foi o Brazilian Culinary Showcase, com a preparação, ao vivo, de menus que celebram as tradições culinárias do Brasil e suas especialidades regionais.

Além disso, a ApexBrasil apoiou a exposição de 19 startups brasileiras na CIIE, em uma área dedicada especialmente à inovação & tecnologia. A participação foi organizada pela Venture Cup China e aconteceu na esteira dos eventos China-Brasil Innovation Week e HICOOL Global Entrepreneurship Summit, realizados em agosto, que contaram com uma missão liderada pela Agência e pelo Consulado do Brasil em Xangai.

A presença brasileira na CIIE contou, ainda, com a participação independente de 11 empresas nacionais, além de uma delegação com oito participantes do Mato Grosso do Sul, reunindo representantes do governo do estado, do Sebrae MT e de entidades do agronegócio e da indústria. Outras três delegações estaduais – vindas de Goiás, Minas Gerais e Rondônia – participaram da feira e aproveitaram a estada na China para cumprir outras agendas de negócios em Xangai. A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo também enviou uma delegação à CIIE.

Comércio bilateral

Principal destino das exportações brasileiras em 2022, a China é um mercado extremamente atrativo e estratégico para produtos do Brasil. Entre 2018 e 2022, praticamente todos os principais embarques brasileiros, à exceção da celulose, tiveram crescimento médio anual positivo, o que demonstra o dinamismo do comércio bilateral. Além de oportunidades para os produtos consolidados da pauta exportadora, como soja, ferro, petróleo bruto e celulose, estudos da ApexBrasil indicam condições favoráveis para ampliar as vendas de itens como milho, aço, cobre, café, madeira, algodão, carne suína e amendoim.

(*) Com informações da ApexBrasil

Tags: