Documento do Banco Mundial  mostra desaceleração de 1,75% do comércio mundial em 2015

Compartilhe:

São Paulo – O comércio global se recuperou no ano passado, após queda no primeiro semestre, mas as importações avançaram apenas 1,7%. No ano anterior, em 2014, o aumento da comercialização global foi de 3%, segundo dados preliminares que fazem parte do documento “Global trade watch: trade developments in 2015”, divulgado nesta quarta-feira (9) pelo Banco Mundial.

O movimento refletiu principalmente a demanda fraca, agravada pela queda no preço das commodities e a transição da China para um novo ritmo de crescimento, entre outros fatores. O relatório foi feito por um grupo de três economistas do Banco Mundial, Cristina Constantinescu, Aaditya Mattoo e Michele Ruta.

Enquanto as importações fracas estiveram concentradas principalmente entre as economias desenvolvidas em anos anteriores, em 2015 a desaceleração e também a parcial recuperação vieram de países emergentes. A Ásia, que responde por mais de um quarto do comércio mundial, foi o epicentro dessa diminuição de velocidade do crescimento.

Importações menores na América Latina, Europa, Ásia Central e China atingiram as economias de exportadores de commodities como o Brasil e a Rússia. Esses países produtores de commodities, por sua vez, compraram menos de outras regiões do mundo, entre elas a China. Se as importações chinesas não tivessem caído em 2015, o comércio global teria crescido 2,1% em vez de 1,7%, segundo conclui o documento do Banco Mundial.

No primeiro semestre do ano passado, o recuo do comércio mundial foi de 3,5%. A recuperação, que levou o crescimento anual para 1,7%, veio da segunda parte do ano.

Fonte: ANBA

Tags: