São Paulo – A Dália Alimentos, cooperativa gaúcha, está exportando carne suína para o Egito e para os Emirados e quer crescer no mercado árabe. Dália Alimentos é o nome comercial e marca dos produtos da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado, que fica no município do mesmo nome. A cooperativa produz carne suína e seus derivados, como presunto, salame e patês, além de outros produtos, como leite longa vida, em pó, achocolatado e creme de leite.
Divulgação
A supervisora de Exportações da cooperativa, Márcia Daltoé, conta que as exportações para o Egito têm como destino lojas especializadas em carne suína. Esse tipo de carne, a de porco, é de consumo proibido pelos praticantes da religião muçulmana. O Egito, porém, assim como outros países árabes, como Líbano e Síria, tem cristãos na sua população. Segundo Daltoé, a carne suína pode ser vendida no país árabe em estabelecimentos comerciais especializados e bem sinalizados, como a que vende os produtos da Dália Alimentos, que é de propriedade de um cristão.
As exportações para o mercado egípcio começaram em 2009, quando o governo local sacrificou boa parte dos porcos do país como precaução contra a gripe A, causada pelo vírus H1N1, que era chamada de gripe suína, atitude que na época foi considerada um erro pelas Nações Unidas. Na procura de novos fornecedores, o comerciante egípcio procurou a Dália, conheceu suas instalações no Brasil, e acertou quais cortes que seriam enviados para o país, segundo as exigências locais. O acompanhou na viagem um profissional da área sanitária que fez a inspeção da produção.
Divulgação
O empresário egípcio que comercializa os produtos da Dália tem várias lojas no Cairo, segundo a supervisora de exportação. Daltoé afirma quer a cooperativa quer crescer no mercado egípcio, mas em função da instabilidade política do país, vendeu neste ano abaixo do esperado para o mercado, quatro contêineres. O objetivo era já ter embarcado oito contêineres. A supervisora, porém, acredita num aumento futuro das vendas no Egito e mercado árabe.
Para os Emirados, a Dália chegou a exportar há cerca de oito anos e neste ano voltou a vender, conta Daltoé. Os negócios, porém, ocorrem por meio de uma trading e por isso a cooperativa não tem muitos detalhes do destino final dos produtos, que também são carne de suínos. A supervisora de exportação lembra, no entanto, que Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, tem uma população estrangeira grande, turistas e visitantes de negócios. “Tem certa demanda de pessoas de fora de lá”, afirma.
Além de Egito e Emirados, a cooperativa atende outros mercados no exterior, como Hong-Kong, Cingapura, nações do Leste Europeu como Armênia e Moldávia, Angola, Moçambique e República do Congo. As exportações respondem por 10% a 12% da produção da Dália. A empresa exporta cortes de suínos, carcaças e miúdos. Ela também pretende começar a exportar leite em pó, já que recebeu autorização oficial para isso. A Dália está em busca de negócios, mas deve esperar um pouco para começar a exportar o leite em pó de fato, já que o produto está com preço muito baixo no mercado externo.
De grande porte
Divulgação
A Dália Alimentos abate 2.700 suínos por dia e recebe 1,1 milhão de litros de leite para processamento nas suas fábricas. A cooperativa tem três unidades industriais. No município de Encantado ficam a matriz e o frigorífico onde é feito o abate e o processamento das carnes de porcos. Na cidade vizinha de Arroio do Meio ficam duas plantas, uma de leite UHT e creme de leite, e outra de leite em pó, UHT, creme de leite e achocolatados. Esta última deve se especializar em outros leites com sabor.
Segundo Daltoé, em poucos meses a Dália começa a construir uma unidade voltada para frangos, onde terá uma incubadora de ovos, fabricação de rações e frigorífico de frangos. O local da planta está sendo definido. A cooperativa também tem dois supermercados, um em Encantado e outro em Arroio do Meio, que atendem funcionários, associados e comunidade.
No total, a Dália tem 4.111 associados e 2.202 funcionários. A cooperativa trabalha em parceria com os associados e supervisiona todo o processo produtivo. No caso dos suínos, a Dália fornece os leitões, rações e dá assistência técnica aos produtores, que são responsáveis pela criação dos animais. A cooperativa atua com produtores de Encantado e regiões vizinhas, em um raio de cerca de 180 quilômetros do município. A cooperativa existe desde 1947.
Contato:
Dália Alimentos
Site: www.dalia.com.br
Telefone: +55 (51) 3751-9000
Fonte: ANBA