Como ter Sucesso com Produtos Tipicamente Brasileiros

Compartilhe:

Muitos produtos, serviços e até produções da economia criativa com características típicas
brasileiras têm potencial para gerar mais lucratividade em mercados internacionais.

Rodrigo Solano (*)

Existe uma boa chance de produtos e serviços típicos brasileiros se tornarem objeto de desejo ou até fazerem parte do mercado de luxo ou gourmetizado em outros países. E espero contar ao menos um pouquinho de como isso acontece até o final desse artigo.

Frutas regionais, música, lendas, artigos de moda e beleza, alimentos, produções audiovisuais estão entre exemplos de produtos e serviços cuja percepção de valor em mercados internacionais pode se superior ao que é praticado no mercado nacional. Posso afirmar isso através da análise prática nos meus mais de 20 anos de atuação relacionada à internacionalização além de leituras e, especialmente em pesquisas cientificas realizadas.

Conforme um estudo que desenvolvi, “Potencial competitivo de brasilidades na composição sígnica de marcas em mercados internacionais” (acesso livre nos mecanismos de busca), é possível perceber que diversas empresas, sobretudo estrangeiras, utilizam elementos relacionados ao Brasil em suas marcas e embalagens como estratégia para atrair o público consumidor nos maiores hipermercados do mundo. Com base nele, para que possamos melhor compreender o uso de “brasilidades” como diferencial competitivo, posso citar alguns exemplos.

Um deles é da marca norte-americana “Sol de Janeiro”. Sim, o nome da empresa está em português e não somente isso, toda a sua estratégia de branding (gestão da marca) remete a elementos brasileiros: cores, formas, estilo de vida, sensações etc.. Através de seus meios de comunicação, a marca demonstra ao seu público que ser brasileira é ser bela, elegante criativa e que seus produtos atendem a uma grande diversidade de públicos, já que o país é constituído de uma vasta gama de tipos de pessoas.

Obviamente o uso da língua portuguesa em produtos a serem exportados não é, a priori, o mais recomendável, pois dificulta a compreensão. Mas no caso específico, é adequado já que a marca se faz entender através de investimento em comunicação. O seu diferencial é transmitir a sensação de brasilidades ou presença no que há de mais agradável do Brasil.

Imagem do livro que consta da publicação sobre as pulserinhas brasieliras da revista Marie Claire.

Já no outro lado do Atlântico, especialmente na França, diversas marcas parecem mostrar que roupas incluindo lingeries, alimentos e bebidas associados ao Brasil tendem a chamar atenção do público. Um bom exemplo é o chamado “Bracelet  Brésilien” ou pulseirinha brasileira que virou uma febre na França. E uma publicação na revista Marie Claire indica um dos motivos, numa tradução aproximada que faço: “Seja qual for o local das suas férias, você vai sentir como se estivesse em Copacabana com essas pulseiras!” (Quelque soit le lieu de vos vacances, vous vous croirez à Copacabana avec de tels bracelets aux poignets!).  As pulseirinhas brasileiras conquistaram tanto sucesso inspiraram produções artísticas e literárias como a do livro de Anne Sohier-Fournel e fotografias de Richard Boutin com técnicas de confecção e modelos.

Se não fizermos uma análise atenta, podemos não perceber que os dois exemplos citados dizem muito sobre o potencial de significados ligados ao Brasil para aumentar a percepção de valor uma considerável gama de produtos. Mas o bom uso de elementos brasileiros na comunicação não é realizado apenas por marcas estrangeiras. Muitas empresas brasileiras, a exemplo das que atendemos no projeto de exportação da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumes e Cosméticos) em parceria com a ApexBrasil, já demonstram saber bem disso.

Cosméticos, pulseiras e outro artigos de modas são itens que o consumidor usa em seu corpo. Ou seja, usar no corpo elementos relacionados ao Brasil implica em querer mostrar esse vínculo com o país, e que isso é positivo.

Mas o estudo que eu desenvolvi abrange mais de 100 produtos, dezenas de marcas de vários países das Américas à Ásia cobrindo atratividades para vários segmentos com destaque para: Alimentos e bebidas, moda e produtos de higiene / beleza, e até objetos de decoração.

Para transformar elementos tipicamente brasileiros em desejáveis é preciso planejamento e uma descrição adequada da empresa e sua marca, escapando dos extremos: complexo de inferioridade ou arrogância: já que exagerar nos elogios ao Brasil quando se é brasileiro pode causar má impressão.  A descrição corporativa deve fornecer as bases para tudo o que a empresa quer comunicar.

Após ter visto tantos potenciais, trouxe para a Think Global (www.thinkglobal.com.br) a missão de transformar elementos típicos brasileiros em competitividade e lucratividade para empresas brasileiras. E essa oportunidade existe tanto para fabricantes como para prestadores de serviços, empresas do setor de turismo e economia criativa.

Acredito que, com perfis adequados em mãos, seja adequado apresentar as empresas de maior potencial, entre as que já atendemos e as que vamos atender, numa espécie de guia de empreendimentos que usam elementos tipicamente brasileiros e que levam as práticas E.S.G. a sério. Afinal o Brasil de excelência deve estar na vitrine e inspirar mais negócios!

Imagem do site da Baiani www.baiani.com.br

Entre os excelentes exemplos a serem seguidos posso citar a brasileiríssima Baiani, empresa que tivemos a honra de atendera através do projeto Brasil Sweets and Snacks da ABICAB m parceria com a ApexBrasil. A atuação da empresa é didática, respira e veste brasilidades e já conquista importantes mercados internacionais.

Uma visita ao site da empresa é inspiradora, e mostra que há muita coisa boa do Brasil a ser apresentada através de nossos negócios e que podem trazer excelentes retornos. Há muitos Brasis e brasilidades a serem descobertas e valorizadas. E é para isso que trabalhamos!

Para apoio na descrição e de perfis profissionais internacionais acessar: https://www.thinkglobal.com.br/perfil_corporativo

Empresas e instituições de pessoas em situação de vulnerabilidade social podem receber atendimento gratuito, conforme análise e disponibilidade.

Rodrigo Solano, Especialista em Internacionalização
www.thinkglobal.com.br
www.linkedin.com/in/rodrigosolano
Instagram: @tgintercultural

Tags: