Beijing – O comércio exterior da China cresceu 4,6% em outubro em termos anuais, mostraram os dados oficiais divulgados no último sábado (7). De janeiro a outubro, a corrente de comércio da China (exportação+importação) atingiu a impressionante cifra de US$ 3,91 trilhões, o maior volume de comércio registrado por um único país no período.
As exportações saltaram 7,6% ano a ano, enquanto as importações subiram 0,9% em termos do yuan (moeda chinesa), informou a Administração Geral das Alfândegas.
Nos primeiros 10 meses de 2020, o comércio exterior de mercadorias da China totalizou 25,95 trilhões de yuans (US$ 3,91 trilhões), um aumento anual de 1,1%, acelerando ante o aumento de 0,7% nos três primeiros trimestres, informou a Administração em comunicado.
A Associação das Nações do Sudeste Asiático permaneceu como o maior parceiro comercial da China durante o período, seguida pela União Europeia e pelos Estados Unidos.
As empresas privadas desempenharam um papel significativo no crescimento do comércio, com seu comércio exterior expandindo 10,5% nos primeiros 10 meses, representando 46,2% do total nacional, mostraram os dados da Administração.
(*) Com informações da Xinhua