Rio de Janeiro – A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do Brasil (Cisbra) iniciou nessa quarta-feira (17), as operações da Cisbra Internacional com a missão de ajudar as empresas a conquistarem o mercado global para seus produtos e serviços. O lançamento aconteceu no Instituto Superior de Educação Pró-Saber, no Humaitá, zona sul do Rio de Janeiro. Durante o evento, a atriz Maria Paula, fundadora da ONG Embaixada da Paz, fez uma palestra sobre o engajamento pela paz mundial.
Após a criação da sede em Portugal em 2022, agora a Câmara conta também com as filiais na França, Suíça e Alemanha compondo a Cisbra Europa. A organização anuncia ainda que, ao longo deste ano, a representação no Cairo, capital do Egito, passará por uma estruturação para sediar a Cisbra África; e uma unidade nos Estados Unidos será criada como Cisbra Américas.
O novo braço da Cisbra identifica os setores estratégicos das economias estrangeiras que tenham sinergia com as marcas brasileiras e colabora para transformar oportunidades em negócios.
“Nos preparamos bastante, hoje estamos aptos a contribuir ainda mais no desenvolvimento das empresas que buscam outros mercados, articulando a aproximação com agentes privados e públicos na Europa e em alguns países do continente africano. Em breve, poderemos dizer o mesmo de outras regiões do planeta, em especial da América do Norte”, atesta Mario Scangarelli, CEO da Cisbra.
A Cisbra Internacional contará com três pilares de atuação: comércio exterior, internacionalização e capacitação. Este último tem o objetivo de potencializar o desempenho das organizações por meio de treinamento das principais competências em gestão empresarial, negócios e comércio internacional.
“Há uma forte demanda por capacitação profissional, muitos empresários percebem que as empresas têm potencial de exportação, mas que não sabem como começar o processo. É preciso desenvolver suas vocações e internacionalizar suas marcas, produtos e serviços”, destaca o gestor.
Capacitação
A Cisbra Educação promoverá programas customizados para melhor adequação ao perfil da empresa e cursos de curta e média duração que poderão ser aplicados presencialmente, a distância ou in company. Eventos como palestras, seminários e workshops serão ofertados para capacitar e atualizar os líderes sobre o ambiente de negócios internacionais.
(*) Com informações da Cisbra