China e Rússia já figuram entre principais mercados para o frango brasileiro

Compartilhe:

Brasília (ComexdoBrasil) – Dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) referentes às exportações de carne de frango in natura no primeiro semestre do ano mostram que Rússia e China passaram a integrar a relação dos dez principais importadores do produto brasileiro pela primeira vez nos seis meses iniciais do ano. As estatísticas da Secex não incluem as carnes de frango industrializadas e salgadas. No período analisado pela Secex, a Rússia ocupou a nona e a China a décima posição entre os principais países de destino do frango brasileiro no exterior.

A receita cambial proporcionada pela Rússia (cuja posição em 2009 os dados da SECEX/MDIC não possibilitam identificar) mais do que dobrou no semestre, fazendo com que a participação russa nas exportações brasileiras de carne de frango in natura aumentasse 72%  – de 1,8% do total no primeiro semestre de 2009 para 3,1% no mesmo período deste ano.

Bem mais significativo, no entanto, foi o incremento observado em relação à China, de quase 8 mil por cento, o que fez com que a participação anterior, próxima de zero no ano passado, subisse para 3% nos seis primeiros meses de 2010. Mas essa expansão, de qualquer forma, precisa ser encarada na sua exata medida, pois corresponde, ao menos parcialmente, a substituições de importações antes realizadas através de Hong Kong.

É talvez por isso que Hong Kong está entre os dois países (dos dez que lideram as importações do produto brasileiro) cuja receita cambial no período sofreu retração. O outro é a Venezuela, que gastou 14,4% menos e, com isso, recuou da quarta para a quinta posição entre os “10 mais”.

A ressaltar que, embora o volume de carne de frango in natura exportada tenha aumentado apenas 1% nos seis primeiros meses de 2010, a receita cambial dessas exportações apresentou incremento de 18%.

Tags: