Carnes lideram exportações do agronegócio com receita de US$ 3,9 bilhões no primeiro trimestre

Compartilhe:

Campinas – As carnes de frango, bovina e suína lideraram as exportações do agronegócio brasileiro no primeiro trimestre do ano, gerando uma receita cambial no montante de US$ 3,9 bilhões e um aumento de 7,7% comparativamente com igual período de 2012, segundo dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O item carnes foi responsável por quase 20% da receita global estimada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para o setor do agronegócio.

O aumento de receita obtida com as exportações de carnes ocorreu a despeito de ligeiro retrocesso no volume embarcado. E o produto que mais influenciou essa redução, quer em valores absolutos ou relativos, foi a carne de frango, cujo volume embarcado recuou cerca de 8% em relação ao mesmo trimestre de 2012.

Ainda assim a contribuição da carne de frango acabou sendo decisiva no aumento da receita global. É que seu preço médio aumentou mais de 11% e, dessa forma, o produto acabou respondendo por 46,5% da receita cambial das carnes.

É importante acentuar que os dados do Mapa continuam não incluindo as exportações de carne de frango salgada. Assim, a participação efetiva do frango na pauta do agronegócio é ligeiramente maior que a apontada.

Tags: