São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) promovem, na próxima quarta-feira, 19 de outubro, um dia de divulgação da carne bovina halal brasileira para importadores árabes. O Arab Halal Day acontece durante a Sial, feira mundial da indústria alimentícia que será realizada de 16 a 20 de outubro em Paris.
Para atrair a atenção dos empresários do Oriente Médio e Norte da África que estiverem na feira, será oferecido um churrasco com carne halal brasileira. É considerado halal o produto preparado de acordo com as regras islâmicas, norma já bastante difundida entre os frigoríficos brasileiros. Dois profissionais da Câmara Árabe estarão na mostra para convidar expositores e visitantes da região para conhecer o espaço brasileiro.
“Acreditamos em uma grande presença de compradores árabes no evento, uma vez que a Sial Paris é uma das maiores feiras de alimentos do mundo, com participação de expositores e visitantes de todos os países”, comenta o o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby.
As exportações brasileiras de carne bovina ao mundo árabe somaram US$ 3,37 bilhões de janeiro a setembro deste ano, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). O Egito é o principal mercado da região e um dos maiores do mundo para o Brasil, com importações de US$ 506,6 milhões no período.
Ao todo, a Abiec e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) vão levar 19 frigoríficos para a feira. As empresas irão ocupar um estande de 990 metros quadrados, onde haverá degustações diárias. Além do Arab Halal Day, o espaço terá outras jornadas temáticas, o Nelore Day (17/10) e o Angus Day (18/10), quando serão servidas carnes destas raças específicas. A associação prevê que mais de uma tonelada de carne seja servida ao longo da mostra.
“Este ano, estamos preparando a nossa maior participação na feira parisiense visando ampliação de mercados, já que esta feira é um ponto de encontro entre os diversos participantes da cadeia mundial da carne bovina”, declarou o presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli, em nota da entidade.
Fonte: Câmara Árabe Brasileira