Brasília – O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio de sua iniciativa ConnectAmericas, juntamente com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) irão realizar entre os dias 12 e 15 de julho de 2021 a terceira edição do Business Connection Brazil (BCB), desta vez, dedicada a produtos sustentáveis provenientes da região amazônica, nas áreas de alimentos e bebidas, cosméticos e insumos biológicos.
As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até o dia 30 de junho no endereço eletrônico https://mbmapp.com/event/bcbrazilamazonia. A iniciativa propicia network de alta qualidade dentro do universo do comércio internacional e desmistifica o processo de exportação, preparando e impulsionando as micro, pequenas e médias empresas para internacionalizarem seus produtos amazônicos.
O analista de competitividade do Sebrae, Gustavo Reis, destaca o potencial de internacionalização do evento para as empresas participantes. “A região Amazônica por si só é um ativo que atrai consumidores no Brasil e no mundo. As pessoas querem conhecer as cores, os aromas e os sabores dessa região tão rica. E as pequenas empresas têm uma grande chance de aumentar sua competitividade através do mercado internacional. Um evento desse porte traz muitas oportunidades de mercado e oportunidades de melhorias em seus processos e produtos”, afirma.
As empresas selecionadas participarão de workshops e capacitações no dia 1º de julho, com boas práticas em rodadas de negócios, plataforma da rodada, storytelling do produto e empresa, além de ter acesso a um kit com e-books, vídeos e conteúdos sobre os procedimentos de comércio internacional. Na sequência, as empresas serão conectadas com possíveis compradores internacionais por meio de uma plataforma digital que usa inteligência artificial para produzir matches entre compradores e fornecedores.
Desta forma, as partes interessadas marcam reuniões virtuais e se aproximam para fecharem negócio. O processo é muito simples, ágil e intuitivo. As reuniões irão acontecer dentro da plataforma do evento, sem necessidade de baixar outros aplicativos. Basta conectar microfone e câmera do celular ou desktop. Entre os dias 12 e 15 e julho, a ferramenta irá conectar compradores internacionais com fornecedores brasileiros. A promoção de rodadas de negócios internacionais faz parte da estratégia da Apex-Brasil, do BID, do Sebrae e da CNI para fortalecer a cultura exportadora dos pequenos negócios brasileiros que representam mais de 40% das empresas exportadoras brasileiras.
A gerente de Competitividade e Ensino da Apex-Brasil, Deborah Rossoni, destaca que as rodadas de negócios são uma excelente oportunidade para as empresas brasileiras se apresentarem aos compradores internacionais, gerando negócios e ampliando o acesso a diferentes mercados. “Trabalhamos para oferecer às empresas o apoio necessário à internacionalização de seus produtos e serviços, ampliando sua competitividade e posicionando sua marca no exterior. Ajudamos a fazer da exportação um dos pilares estratégicos de negócios das empresas brasileiras”, reforça Deborah.
A CNI concorda e defende que as rodadas de negócios aproximam empresas de todos os portes. “Eventos virtuais como esse são fundamentais para o desenvolvimento da região amazônica. Além do aumento de produção e exportação de produtos da biodiversidade brasileira, são geradas mais oportunidades de emprego, renda e serviços para a comunidade local. Fazer negócios virtualmente aproxima distâncias e permite empresas de todos os portes se beneficiem com contatos concretos de negócios. Assim, quando uma empresa fecha um acordo internacional, por meio de rodadas de negócios como essas, ela aumenta as chances de internacionalizar. A internacionalização, por sua vez, contribui para tornar nossa indústria mais competitiva e inovadora” reforça a gerente de Serviços de Internacionalização da CNI, Sarah Saldanha.
BCB Amazônia será a primeira de uma série de ações que o BID fará nos próximos anos para impulsionar o desenvolvimento sustentável da Amazônia e melhorar as vidas das suas comunidades locais. Segundo o gerente de Integração e Comércio do BID, Fabrizio Opertti, “essa região tem o potencial de se tornar uma usina de exportações biosustentáveis (o vale do silício) da América do Sul, aliando a riqueza biológica da floresta ao talento de seu povo e tecnologia de ponto para promover um novo ciclo de desenvolvimento no Brasil. A bioeconomia não é uma aposta do futuro, é uma realidade presente, e vamos mostrar isso durante esse evento.”
Como participar
Para se inscrever no ‘Business Connection Brazil: Amazônia’ é necessário ter um CNPJ ativo, ser uma empresa situada ou que possua fornecedores na Amazônia Legal, com experiência em exportação ou ter um plano de exportação para começar a exportar. Também é recomendável ter um representante que fale em inglês e possuir um site em funcionamento. As inscrições podem ser feitas aqui até o dia 30 de junho.
A iniciativa coordenada pela ConnectAmericas.com acontece dentro do escopo do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), programa gerido pelo Ministério da Economia, e conta com apoio do Programa de Facilitação de Comércio no Brasil do Governo Britânico, e implementado pela consultoria Palladium.
Link para inscrições: https://mbmapp.com/event/bcbrazilamazonia
(*) Com informações da Apex-Brasil