Brazilian Fruit marca presença na Fruit Logística

Compartilhe:

Brasília (Comex-DF) – O Projeto Brazilian Fruit – iniciativa do Instituto Brasileiro de Frutas (IBRAF) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex- Brasil) – participa pela oitava vez consecutiva da Fruit Logística, maior feira de negócios de frutas frescas e vegetais do mundo, que acontece em Berlim, Alemanha, de 3 a 5 de fevereiro. De acordo com a organização do evento a 17ª edição aguarda mais de 2.300 expositores de 80 países.

O evento é uma oportunidade para empresas nacionais do setor frutícola apresentarem seus produtos ao mercado internacional, com o objetivo de consolidar novos negócios e atingir cada vez mais destinos para exportação das frutas brasileiras. Serão 16 módulos expositores, que representarão mais de 50 empresas, entre associações, produtores e exportadores de frutas, como: abacaxi, banana, caqui, figo, goiaba, maçã, manga, morango, papaya, limão, entre outras. As empresas farão parte do estande brasileiro que possui 300 m², preparado com salas de reuniões e business center, além de área para degustação dos produtos.

“A participação brasileira na Fruit Logística será maior em 2010, com empresas já consolidadas no mercado internacional, assim como novos participantes em busca de fazer contatos comerciais para iniciar a exportação”, afirma Valeska de Oliveira, gerente executiva do Ibraf.

Reconhecida pela importância e quantidade de negócios fechados, a Fruit Logística permitiu que as empresas que participaram da edição de 2009 realizassem mais 1,9 mil contatos com compradores de 50 países, como Inglaterra, Estados Unidos, França e Holanda, entre outros. O volume de negócios gerados foi superior a US$ 24 milhões, com expectativas futuras de US$ 121,4 milhões. “O Brasil, apesar da crise mundial, está focado em aumentar sua participação no mercado internacional e a expectativa é de que 2010 apresente um cenário mais positivo para a exportação de frutas”, completa Valeska.

A tecnologia usada na fruticultura também será destaque no estande, com participação da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – e do ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos. “É importante mostrar ao mercado internacional que há muita pesquisa e tecnologia envolvida na fruticultura brasileira, visando colocar na mesa do consumidor produtos de alta qualidade”, finaliza Valeska.

Uvas brasileiras em destaque

Os diferencias da uva produzida do Brasil serão apresentados durante o evento, visando promover as exportações da fruta, que nos últimos 5 anos obteve um aumento em 185% e, atualmente é a primeira colocada em valor na pauta de exportações de frutas frescas.

O Brasil tem grande potencial em aumentar a sua participação no mercado internacional. Atualmente são produzidas 1,4 milhão de toneladas de uvas no país em épocas de total ausência de produção em qualquer região do globo.

Coletiva realizada no dia 3 de fevereiro apresentará ao mercado internacional uma variedade diferente da fruta. Durante a apresentação, serão sorteadas duas viagens para os jornalistas conhecerem um pouco mais da produção de frutas brasileiras.

Fonte: Brazilian Fruit (13/1/2010)

Tags: