Brasil e Índia identificam no agronegócio grande potencial para aumentar comércio bilateral

Compartilhe:

Brasília – A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) se reuniu no último sábado (14) com o ministro da Agricultura indiano, Rahda Mohan Singh, em Nova Deli. Durante o encontro, ambos concordaram que Brasil e Índia têm grande potencial em ampliar o comércio bilateral.

Delegação brasileira com o ministro da Agricultura da Índia (Priscilla Mendes / Mapa)
Delegação brasileira com o ministro da Agricultura da Índia (Priscilla Mendes / Mapa)

A ida de Kátia Abreu a Nova Deli faz parte da missão do Mapa à Ásia, a fim de ampliar a exportação de produtos agropecuários e atrair investimentos estrangeiros para o Brasil. A delegação já passou pela Arábia Saudita e pelos Emirados Árabes e ainda visitará a China.

“O volume de comércio entre nossos países ainda está muito aquém das nossas capacidades, do nosso potencial”, afirmou a ministra, durante a reunião. “Gostaríamos de reverter essa situação nos baseando nos laços de amizade, cooperação e confiança mútuas”, completou.

Brasil e Índia identificam no agronegócio grande potencial (3)Os principais produtos agropecuários exportados pelo Brasil com potencial de penetração no país enfrentam dificuldades no acesso ao mercado, com barreiras tarifárias, nível de regulação elevado e subsídios. O comércio bilateral está concentrado em produtos energéticos (petróleo e óleo diesel), seguido por óleo de soja e açúcar.

“Estamos muito ansiosos para ter mais cooperação com o seu país. Já estamos fazendo muito progresso. Valorizamos muito a relação com o Brasil, uma vez que somos países emergentes e podemos caminhar lado a lado”, observou o ministro Singh.

Fonte: Mapa

Tags: