Brasília – Uma das principais pautas da CNA, uma política agrícola estável e confiável, capaz de criar o ambiente jurídico e econômico propício para a produção, ainda falta ao Brasil. Para conhecer a experiência dos Estados Unidos, um dos países mais modernos do mundo na produção agrícola, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil está trazendo, na quinta-feira, dia 15/10, especialistas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), da sigla em inglês, para falar sobre a política de Estado para o setor e sobre seguro agrícola.
O evento “Diálogo agrícola Brasil – Estados Unidos” vai permitir o debate sobre a estrutura da lei agrícola norte americana que assegurou ao país o planejamento, em longo prazo, para uma produção agrícola bem-sucedida. Portanto, as expectativas do segmento rural do Brasil, representado pela CNA, são que as políticas do setor alcancem níveis de eficiência e estabilidade semelhantes aos dos maiores e melhores países produtores, como EUA, Austrália, União Europeia etc.
Conforme explica a economista da CNA, Fernanda Schwantes, “a política agropecuária brasileira tem como principais instrumentos de operacionalização o crédito rural, o seguro rural e a política de garantia de preços mínimos”. Sobretudo, nesse tripé que baliza a produção rural do país, a política de Estado precisa de eficiência em todos os seus aspectos.
Tema do encontro, a experiência brasileira com seguros agrícolas também precisa de aperfeiçoamento, embora o número de produtores e a área coberta com seguro agrícola tenham crescido desde a criação do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), em 2003. No entanto, quando comparado a outros países, a utilização do seguro agropecuário no Brasil ainda é incipiente.
Além da presença do presidente da CNA, João Martins, da embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, e da ministra Kátia Abreu, participam do “Diálogo agrícola Brasil – Estados Unidos” o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), André Nassar, o economista Jason Hafemeister, o atuário Thomas Worth, e o diretor da Agência de Gestão de Risco, Brandon Willis, todos do USDA.
SERVIÇO
Evento: “Diálogo agrícola Brasil-Estados Unidos”
Data: quinta-feira, dia 15/10/15
Horário: 8h às 13h
Local: Auditório da CNA – SGAN quadra 601, Módulo K, edifício Ernesto de Salvo – Brasília/DF
Programação completa no site: www.canaldoprodutor.com.br/dialogo-agricola-brasil-estados-unidos
Comerciais do Esado de São Paulo (Facesp) e pela São Paulo Chamber of Commerce/Associação Comercial de São Paulo, promove no próximo dia 5 de novembro, na capial pauista, o seminário “Exportações mais Competitivas para os EUA” com foco nas facilidades logísticas do Porto de Houston, incluindo-se as de suporte a vendas Delivered Duties Paid (DDP).
O objetivo do evento é analisar e discutir as opções de fortalecimento da competitividade de produtos brasileiros, facilitando as vendas DDP e usando Houston como porto concentrador e centro de disribuição para atingir os principais mercados dos Estados Unidos.
Em sequência, no dia 24/11/2015, será organizada uma mesa-redonda para examinar e discutir aspectos específicos das exportações para o mercado americano, envolvendo, entre outros, registros no Food and Drug Administration – FDA, procedimentos de despacho de mercadorias de importação em áreas sob controle aduaneiro e programas de apoio a investimentos em instalações e serviços logísticos, na perspectiva de avanço do processo de internacionalização das empresas brasileiras nos EUA.
Ambos os eventos são preparatórios da Missão Técnica e Comercial ao Texas que o Projeto está organizando para o período 20 a 26 de fevereiro de 2016, com o apoio da Autoridade Portuária de Houston.
A iniciativa conta ainda com o suporte institucional da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (Ceciex) e do Comitê de Usuários dos Portos e Aeroportos do Estado de São Paulo (Comus).
A programação completa do evento do próximo dia 5 poderá ser solicitada à São Paulo Chamber of Commerce/Associação Comercial de São Paulo pelo telefone (11) 3180-3500 ou pelo tneuma@acsp.com.br., a partir desta quarta-feira (14).
As taxas de inscrição são de R$ 100,00 para associado das entidades que promovem e apóiam o evento e de R$ 150,00 para não-associado. Haverá tradução simultânea inglês/português.
(*) Com informações da Equipe Exporta São Paulo/São Paulo Chamber of
Commerce-ACSP