São Paulo – O sucesso da ANUFOOD Brazil, que chegou à sua quarta edição sempre num crescimento constante, fez com que a Koelnmesse Brasil, organizadora da feira, alinhada à estratégia global da matriz, decidisse dar um novo passo no sentido de oferecer um evento cada vez melhor.
Na última terça-feira (11), o diretor-geral da Koelnmesse Brasil, Beni Piatetzky, anunciou o rebranding para Anuga Select Brazil que passa a valer a partir da sua quinta edição do evento, que acontecerá de 9 a 11 de abril de 2024, no Distrito Anhembi, em São Paulo.
Disposta a reforçar o seu protagonismo no mercado latino-americano, segundo Piatetzky, a empresa entendeu que era preciso ter uma única marca em todo o mundo, focando na força global da marca Anuga, e consequentemente, harmonizando a marca em todos os mercados em que atua, tais como: Alemanha, China, Índia, Itália, Japão e Tailândia. Além disso, essa ação tornou-se uma oportunidade de fortalecimento global da marca, além de ampliar o seu público-alvo em suas feiras.
“O nosso portfólio oferece ao mercado mais de 80 feiras ao ano, das quais 20 delas com o principal foco em alimentos e bebidas. Nada mais lógico do que termos uma marca única”.
Na Alemanha, a Anuga existe desde 1919, e atualmente reúne mais de 7.900 expositores de todo o mundo, com visitação acima de 169 mil pessoas de 201 países. “A Anuga é a marca que tem mais força, é reconhecida por mais de 110 países”, lembra Piatetzky. “Inclusive aqui no Brasil a feira sempre foi identificada com o evento de Colônia, na Alemanha. Tanto que é chamada ANUFOOD powered by Anuga.”
Diante desse cenário, a Koelnmesse, maior promotora de feiras de negócios no segmento de alimentos e bebidas, entendeu que o nome Anuga tem mais força e continua “no radar” de expositores nacionais e internacionais.
Os resultados da Koelnmesse em 2022 também surpreendem. A empresa faturou cerca de 237 milhões de euros. A comparação ilustra a tendência ascendente dos negócios: em 2021 as vendas foram de 134,2 milhões de euros e, em 2020, foram de apenas 94,3 milhões de euros. Para este ano a previsão é de negócios em torno de 380 milhões de euros.
Para 2023, a Koelnmesse planeja um total de 74 eventos, sendo 46 próprios, 23 como convidados e cinco corporativos. No exterior serão 25 feiras.
Também como parte da mudança de rebranding, o evento no mercado brasileiro passará a ter oito setores e não mais dez como vinha acontecendo até a quarta edição. “Queremos atender melhor aos interesses das empresas locais e, por isso, decidimos concentrar nos setores de Food, Drinks & Hot Beverages, Organics, Food Service, Agrifoods, Dairy, Sweets & Snacks e Fine Food”, explica Polliana Claudino, gerente de Projetos da Koelnmesse Brasil.
(*) Com informações da ANUFOOD Brazil