Brasília – As rodadas internacionais de negócios entre fabricantes brasileiras de máquinas agrícolas e investidores estrangeiros iniciadas ontem (14) prosseguem hoje envolvendo a participação de cerca de 20 empresas nacionais que dialogam com compradores de Colômbia, Peru, Bolívia, Senegal e Guiné Equatorial e tentam comercializar o diversificado portfólio de maquinário produzido no país.
A ação faz parte do Projeto Comprador, uma parceria público-privada entre o Sindicato de Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), fortalecida pelo acordo de cooperação entre a Coopa-DF e a Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do Rio Grande do Sul (SDPI).
Segundo o assessor da presidência do Simers, Hercílio Matos, o objetivo dessa ação, além de gerar negócios efetivos, é confirmar o caráter internacional da AgroBrasília por meio da parceria firmada entre essas entidades. “Queremos consolidar o conceito de internacionalização dessa parceria e aprofundar oportunidades com a vinda dos importadores”, destacou. Fabricantes gaúchas e catarinenses participam do Projeto Comprador. As empresas filiadas ao Simers são responsáveis por 65% da produção de maquinário agrícola no Brasil.
A diversidade tecnológica é o principal atrativo aos investidores estrangeiros e ao público em geral que visita o estande do Simers na AgroBrasília 2014. Desde o instrumento de plantio manual, a matraca, até uma plantadeira de 18 linhas, com mecanismos de última geração, as empresas apresentam um portfólio variado e totalmente acessível aos interessados. “Aqui existe uma diversidade que atende a toda e qualquer necessidade do pequeno, médio e grande produtor em todos os estágios da produção, do plantio à colheita”, destacou Hercílio Matos.
África
As rodadas continuam nesta quinta-feira e às 14h30, será realizado, também no estande do Simers, o Encontro Internacional Foco África. O evento contará com a presença de 13 embaixadores africanos e tem como intuito apresentar a eles a conjuntura da indústria de máquinas e a situação atual do mercado, bem como mostrar oportunidades de aquisição de maquinário brasileiro por meio do Programa Mais Alimentos África.
Fonte: AgroBrasilia