Agrobrasília prepara parque de exposição para receber um número recorde de expositores

Compartilhe:

Brasília – Ainda faltam três meses para a realização da sexta edição da Agrobrasília e quase todas as áreas de exposição já foram comercializadas. As obras de construção de estruturas fixas no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, as visitas técnicas ao PAD-DF de estudiosos brasileiros e de outros países e a movimentação dos expositores marcam a preparação para o evento.

O sucesso das outras edições atraiu o interesse até de empresas estrangeiras, que garantiram participação com antecedência. Este ano, a Feira será realizada entre os dias 14 e 18 de maio e apresentará o melhor em novidades tecnológicas para o agronegócio da região Centro-Oeste e de todo o Brasil.

A consolidação e o reconhecimento da Agrobrasília como a Grande Feira do Cerrado Brasileiro são demonstrados pela grande procura de empresas do Brasil e do exterior por espaços no evento para expor seus produtos. O número de participantes deve ser recorde em 2013: 400 expositores devem estar presentes. A internacionalização também tem sido um dos pontos altos para a visibilidade e o fortalecimento da Feira.

 “Um grande conjunto de ações faz parte dessa internacionalização. Por meio de intercâmbios em outros países e visitas ao Parque, por exemplo, estabelecemos relações que projetam, fortalecem e divulgam ainda mais o nosso potencial”, afirma o coordenador-geral da Agrobrasília, Ronaldo Triacca.

A estruturação do Parque Tecnológico Ivaldo Cenci está recebendo atenção especial. Para a edição de 2013, dois restaurantes, dois pavilhões e mais um conjunto de banheiros, somando mais de quatro mil metros de área construída, estarão em funcionamento. O Parque receberá terá também 10 mil m² de ruas pavimentadas.

O presidente da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), realizadora do evento, e do comitê gestor da Agrobrasília, Leomar Cenci, acredita que os investimentos são o caminho para crescer e ganhar ainda mais importância.

“Estamos investindo um pouco a cada ano para consolidar a parte estrutural do Parque, melhorando o atendimento ao público e ao expositor. A Agrobrasília não tem mais volta. Essa intenção de se investir na Feira vai ser contínua para que cheguemos ao padrão das outras feiras que estão aí há 20 ou 30 anos. Queremos nos equiparar aos outros eventos, poder mostrar a mesma qualidade que a gente vê nas outras grandes feiras que a gente visita no Brasil”, destacou.

 Destaques

A Agrobrasília 2013 reserva ainda mais de 40 mil metros quadrados ao Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (EVAF), que apresenta experiências bem sucedidas em diversos campos temáticos que servem de modelo para pequenos agricultores melhorar a produção e aumentar a renda.

As competições de cultivares de soja e milho são outra particularidade do evento. Mais de 50 materiais das dez principais empresas de sementes do país participam do ensaio. Os resultados da produtividade de cada cultivar serão divulgados no primeiro dia da Feira para orientar o produtor da região no planejamento da próxima safra.

A vitrine tecnológica do Parque Ivaldo Cenci ganha ainda mais importância em 2013, com áreas ainda maiores, e assim maior exposição de tecnologias. A manutenção e ampliação de parcerias estabelecidas com grandes centros de pesquisa, como Emater, Embrapa e Iapar, também merecem destaque nesta edição da Feira.

Em 2012, a Agrobrasília teve 370 expositores, recebeu quase 80 mil visitantes e movimentou R$ 400 milhões em negociações. A Agrobrasília 2013 deve atrair 400 expositores, um público de 85 mil pessoas nos cinco dias e cerca de R$ 500 milhões em negócios.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Agrobrasília

Tags: