Marca brasileira conseguiu o Superior Taste Award 2023, uma das mais cobiçadas premiações em alimentos e bebidas do globo. Empresa trabalha com sabores ligados à Amazônia e atende ao mercado árabe.
São Paulo – O açaí da marca brasileira Tropicool conquistou o prêmio Superior Taste Award 2023, um dos mais prestigiados do mundo em alimentos e bebidas, concedido pelo International Taste Institute, de Bruxelas, na Bélgica. Segundo informações da Tropicool, a avaliação dá à empresa o título de melhor açaí do mundo.
A premiação teve júri formado por mais de 200 chefs e sommeliers. O produto da Tropicool alcançou a classificação máxima, que é de três estrelas, após um processo de avaliação de 136 horas, com análise sensorial de escala hedônica internacional, que levou em conta primeira impressão, visão, olfato, paladar e sensação final (para bebidas).
O diretor global da Tropicool, Rafael do Prado Ribeiro, afirmou em nota estar orgulhoso de receber o prêmio. “Ele coroa nossos esforços para fornecer superalimentos com qualidade e sabor aos nossos consumidores ao redor do mundo”, disse. Ele afirmou que o prêmio reflete também a capacidade das empresas brasileiras em fornecer produtos de qualidade e com competitividade para o mercado internacional.
Também em material divulgado, Caio Nabuco, cofundador e CEO da Tropicool, disse que a Amazônia é um grande suporte para a operação da Tropicool.
“Estudamos muito a floresta e continuamos lançando sabores ligados a ela”, falou. Ele relata que o manuseio de produtos congelados, como o açaí, é muito mais difícil do que o dos outros, mas que com inovação e logística, a empresa conseguiu aumentar a competividade. A Tropicool informa que é pioneira no transporte de açaí e outras superfrutas sem a necessidade de congelar o produto, mantendo-o sempre fresco.
A empresa foi fundada em 2019 para levar superalimentos da Amazônia para o mundo, em um negócio baseado na saúde e na sustentabilidade. A polpa do açaí é acondicionada em embalagens assépticas que conferem ao produto segurança.
“Nenhuma etapa da produção da Tropicool usa plástico ou outro material que interrompa o ciclo natural de reaproveitamento de qualquer matéria-prima”, informa a companhia. A empresa tem um projeto em parceria com a ONG SOS Amazônia para plantio de árvores frutíferas que dão retorno para as comunidades locais.
Os produtos da Tropicool estão em seis países, entre eles mercados árabes, e possuem várias certificações, como halal, que atesta a conformidade da produção com as regras da religião islâmica.
(*) Com informações da ANBA